Image-1 (5).jpg

Constituição.

CONSTITUIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA (CINGAPURA)

NOME

1.1 Esta Sociedade será designada por “Associação Portuguesa (Singapura)” doravante designada por “Sociedade”.

LUGAR DE TRABALHO

2.1 Seu local de negócios será em “48 Meyer Road, Equatorial Apartments, #05-48, Singapore 437872” ou outro endereço que possa ser posteriormente decidido pelo Conselho e aprovado pelo Registrador de Sociedades. A Sociedade exercerá suas atividades somente em locais e instalações que tenham a aprovação prévia por escrito das autoridades competentes, quando necessário.

OBJETOS

3.1 Seus objetos são:

a.) Facilitar o contacto entre os portugueses residentes em Singapura.

b.) Promover a amizade e o contacto entre a comunidade portuguesa, a comunidade lusófona e os amigos de Portugal em geral.

c.) Organizar eventos sociais, culturais e recreativos, predominantemente relacionados com Portugal e tradições portuguesas, que sejam do interesse geral dos Membros da Sociedade e da comunidade cingapuriana em geral.

d.) Incentivar a participação em projetos beneficentes para a comunidade.

e.) Promover o entendimento entre as comunidades de língua portuguesa e portuguesa, os amigos de Portugal e a comunidade cingapuriana em geral.

f.) Dar a conhecer o património português aos membros mais jovens da comunidade portuguesa e outras comunidades
que partilham a mesma língua, amigos de Portugal e da comunidade de Singapura.

3.2 A Associação Portuguesa é uma associação apolítica, não religiosa e sem fins lucrativos de cidadãos portugueses, comunidades lusófonas e pessoas com uma relação próxima com Portugal.

QUALIFICAÇÃO E DIREITOS DE SÓCIO

4.1 A Sociedade tem as seguintes categorias de membros:

a.) A Adesão Individual está aberta a cidadãos portugueses, casados com cidadãos portugueses ou provenientes de países que falem o português e tenham idade superior a 21 (vinte e um) anos; e filhos de tais membros com menos de vinte e um (21) anos de idade.

b.) A Associação Honorária está aberta ao Embaixador de Portugal e ao seu cônjuge que sejam convidados a integrar a Sociedade durante o seu período de serviço, a qualquer Professor Português visitante ou a qualquer outra pessoa que o Conselho considere elegível por meio de um voto.

c.) A Associação de Estudantes está aberta a cidadãos portugueses, ou quaisquer pessoas de países que utilizem o português como língua falada que sejam estudantes a tempo inteiro ou a tempo parcial residentes temporariamente em Singapura e maiores de dezoito (18) anos.

d.) A Associação Sénior está aberta a cidadãos portugueses, casados com cidadãos portugueses ou de países que falem o português e tenham idade superior a 60 (sessenta) anos.

4.2 Somente os Membros Individuais maiores de 21 (vinte e um) anos terão direito a voto e a ocupar cargos na Sociedade.

PEDIDO DE ASSOCIAÇÃO

5.1 Uma pessoa que deseja ingressar na Sociedade deve enviar seus dados ao Secretário em um formulário prescrito.

5.2 O Conselho analisará todos os pedidos de adesão de acordo com esta Constituição.

5.3 Uma cópia da Constituição será fornecida a cada Membro aprovado mediante o pagamento da taxa de admissão.

5.4 Qualquer Membro pode renunciar à sua filiação mediante notificação por escrito ao Secretário e deverá pagar todas as suas quotas.

5.5 O Conselho pode propor à Assembleia Geral a expulsão de qualquer Membro se considerar que ele foi culpado de qualquer má conduta.

TAXAS DE ENTRADA, ASSINATURAS E OUTRAS TAXAS

6.1 As taxas de inscrição e assinatura anual serão determinadas pela Assembleia Geral por recomendação do Conselho de tempos em tempos e qualquer alteração nas taxas de associação não se aplicará retroativamente.

6.2 A adesão é renovada automaticamente anualmente mediante o pagamento da assinatura anual.

6.3 Os Membros Honorários não serão obrigados a pagar qualquer taxa de admissão ou assinatura anual.

6.4 Filhos de Membros Individuais com menos de vinte e um (21) anos de idade não serão obrigados a pagar taxa de entrada ou assinatura anual.

6.5 Os Membros Estudantes serão admitidos, mediante solicitação, na Sociedade por até 12 (doze) meses sem pagar a assinatura anual.

6.6 Para Associados Sênior, a taxa de inscrição é dispensada e a assinatura anual é reduzida pela metade.

6.7 Uma taxa de entrada e uma assinatura anual devem ser pagas dentro de duas (2) semanas da aprovação da associação, na falta da qual a associação pode ser cancelada por ordem do Conselho.

6.8 Se um Membro ficar em atraso com a sua subscrição ou outras quotas e não liquidar os seus atrasos no prazo de um (1) mês após o vencimento, ser-lhe-ão negados os privilégios de membro até que resolva o seu /sua conta. Se ele/ela ficar em atraso por mais de 2 (dois) meses, será considerado como renúncia e a associação será cancelada pelo Conselho.

6.9 Qualquer fundo adicional necessário para fins especiais só pode ser levantado de membros com o consentimento da assembleia geral dos membros.

6.10 Todos os Membros têm direitos iguais e devem apoiar o mais ativamente possível os objetivos da Sociedade. Devem observar os prazos de assinatura anual e comunicar à Sociedade qualquer alteração de dados pessoais, por exemplo, mudança de endereço. Todos os Sócios Individuais maiores de vinte e um (21) anos e que tenham pago a subscrição anual terão direito a um (1) voto. A responsabilidade dos membros está limitada à subscrição anual.

6.11 A renda e propriedade da Sociedade, sempre que derivada, será aplicada para a promoção dos objetos da Sociedade, conforme estabelecido nesta Constituição, e nenhuma parte dela será paga ou transferida direta ou indiretamente por meio de dividendos ou bônus ou de outra forma por forma de lucro para as pessoas que a qualquer momento são ou foram Membros da Sociedade ou para qualquer um deles ou para qualquer pessoa reivindicando através de qualquer um deles.

SUPREMA AUTORIDADE E ASSEMBLEIAS GERAIS

7.1 A autoridade suprema da Sociedade é conferida a uma Assembleia Geral dos membros.

7.2 Uma Assembleia Geral Ordinária será realizada dentro de três (3) meses a partir do encerramento de seu exercício financeiro.

7.3 Outras vezes, uma Assembleia Geral Extraordinária deverá ser convocada pelo Presidente mediante solicitação por escrito de pelo menos 25% do total de membros votantes ou trinta (30) Membros votantes, o que for menor, e poderá ser convocada a qualquer tempo por ordem do Conselho. A notificação por escrito deve ser dada ao Secretário estabelecendo o negócio a ser transacionado. A Assembleia Geral Extraordinária deverá ser convocada no prazo de 2 (dois) meses contados do recebimento desta solicitação de convocação da Assembleia Geral Extraordinária.

7.4 Se o Conselho não proceder dentro de 2 (dois) meses após a data do recebimento do pedido por escrito para convocar uma Assembleia Geral Extraordinária, os Sócios que solicitaram a Assembleia Geral Extraordinária convocarão a Assembleia Geral Extraordinária dando dez (10) ) dias de aviso aos Membros votantes estabelecendo o negócio a ser tratado e simultaneamente publicando a ordem do dia
no quadro de avisos da Sociedade.

7.5 O Presidente, ou na sua ausência o Vice-Presidente, presidirá as Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária.

7.6 A convocação da Assembleia Geral Ordinária com antecedência mínima de 2 (duas) semanas e a convocação da Assembleia Geral Extraordinária com antecedência mínima de 10 (dez) dias. A convocação da reunião informando a data, hora e local da reunião será enviada pelo Secretário a todos os Membros votantes. Os detalhes da agenda serão afixados no quadro de avisos da Sociedade quatro (4) dias antes da reunião.

7.7 Salvo disposição em contrário nesta Constituição, o voto por procuração é permitido em todas as Assembleias Gerais.

7.8 Os seguintes pontos serão considerados na Assembleia Geral Ordinária:

a.) As contas do exercício anterior e o relatório anual do Conselho.

b.) Se for o caso, a eleição dos titulares dos cargos e dos Revisores Honorários para o mandato seguinte. Qualquer Conselheiro que desejar incluir um item na ordem do dia de uma Assembléia Geral poderá fazê-lo desde que notifique o Secretário com uma (1) semana de antecedência da data prevista para a realização da Assembléia.

7.9 Pelo menos 25% do total de membros votantes ou trinta (30) Membros votantes, o que for menor, presentes em uma Assembleia Geral constituirão um quórum.

7.10 No caso de não haver quórum no início de uma Assembleia Geral, a reunião será adiada por meia hora e se o número então presente for insuficiente para formar um quórum, os presentes serão considerados quórum, mas terão nenhum poder para alterar qualquer parte da Constituição existente.

7.11 Todas as deliberações e votos nas Assembleias Gerais são tomadas por maioria simples dos Membros votantes presentes. Em caso de empate, o presidente da Assembleia Geral dará voto de qualidade.

GESTÃO E CONSELHO

8.1 A administração da Sociedade será confiada a um Conselho composto pelos seguintes Sócios a serem eleitos em Assembleia Geral Ordinária alternada:

Um presidente
Um vice-presidente
Uma secretária
Um Tesoureiro
Três (3) Membros Ordinários do Conselho

O Presidente será cidadão português e haverá uma maioria de cidadãos portugueses entre os Membros do Conselho a qualquer momento. Diplomatas estrangeiros não servirão como Membros do Conselho.

8.2 Os nomes para os cargos acima serão propostos e apoiados na Assembleia Geral Ordinária e a eleição ocorrerá por maioria simples de votos dos Sócios. Todos os titulares de cargos poderão ser reeleitos para o mesmo cargo ou cargo afim por um mandato consecutivo. O mandato do Conselho é de 2 (dois) anos.

8.3 A eleição será por braço no ar ou, sujeito à concordância da maioria dos Membros votantes presentes, por voto secreto. Em caso de empate, o presidente da assembleia terá voto de qualidade.

8.4 Uma Reunião do Conselho será realizada pelo menos uma vez a cada três (3) meses após a notificação com sete (7) dias de antecedência aos Membros do Conselho. O Presidente poderá convocar uma Reunião do Conselho a qualquer momento mediante aviso prévio de 5 (cinco) dias. A maioria dos membros do Conselho deve ser
presente para que seu processo seja válido.

8.5 Qualquer membro do Conselho que se ausentar de três (3) reuniões consecutivas sem explicações satisfatórias será considerado como desistente do Conselho e um sucessor poderá ser cooptado pelo Conselho para servir até a próxima Assembleia Geral Ordinária. Quaisquer mudanças no Conselho devem ser notificadas ao Registrador de Sociedades dentro de duas (2) semanas da mudança.

8.6 O dever do Conselho é organizar e supervisionar as atividades diárias da Sociedade. A Direcção não poderá agir contra a vontade expressa da Assembleia Geral sem a ela prévia referência e permanecerá sempre subordinada ao
Assembleias Gerais.

8.7 O Conselho tem poder para autorizar o gasto de uma quantia não superior a $ 1.000 por mês dos fundos da Sociedade para os propósitos da Sociedade.

DEVERES DOS TITULARES DE ESCRITÓRIO

9.1 O Presidente presidirá todas as reuniões Gerais e do Conselho. Ele/Ela também deve representar a Sociedade em suas relações com pessoas externas.

9.2 O Vice-Presidente deverá auxiliar o Presidente e substituí-lo em sua ausência.

9.3 O Secretário manterá todos os registros, exceto os financeiros, da Sociedade e será responsável por sua exatidão. Ele/Ela manterá as atas de todas as reuniões Gerais e do Conselho. Ele/Ela deve sempre manter um Cadastro de Membros atualizado.

9.4 O Tesoureiro manterá todos os fundos e recolherá e desembolsará todos os fundos em nome da Sociedade e manterá uma conta de todas as transações monetárias e será responsável por sua exatidão. Ele/Ela está autorizado a gastar até $250 por mês para pequenas despesas em nome da Sociedade. Ele/Ela não manterá mais de $250 em dinheiro e o dinheiro em excesso será depositado em um banco a ser nomeado pelo Conselho. Cheques, etc. para saques do banco serão assinados pelo Tesoureiro e pelo Presidente ou Vice-Presidente.

9.5 Os Membros Ordinários do Conselho devem auxiliar na administração geral da Sociedade e desempenhar as funções atribuídas pelo Conselho de tempos em tempos.

9.6 Em regra, o Presidente ou o Secretário assinará todas as correspondências em nome da Sociedade. A correspondência relacionada a finanças deve ser assinada pelo Tesoureiro, Presidente, Vice-Presidente ou Secretário.
9.7 O Conselho não será responsável por qualquer perda ocasionada pelo exercício de seus poderes, exceto na medida em que tal perda seja resultado de negligência grave ou má conduta intencional do Conselho ou de seus Membros.

AUDITORIA E EXERCÍCIO FINANCEIRO

10.1 Dois (2) Membros votantes, que não sejam Membros do Conselho nem parentes de nenhum membro do Conselho, serão eleitos como Auditores Honorários em Assembleias Gerais Ordinárias alternadas e exercerão o cargo apenas por um mandato de 2 (dois) anos e deverão não ser reeleito para um mandato consecutivo. As contas da Sociedade serão auditadas por uma firma de Contadores Públicos e Revisores Oficiais de Contas se o
a receita ou despesa bruta da Sociedade exceder $ 500.000 naquele ano financeiro, de acordo com a Seção 4 dos Regulamentos da Sociedade.

10.2 Eles:

a.) Será obrigado a auditar as contas de cada ano e apresentar um relatório sobre elas à Assembleia Geral Ordinária.

b.) Pode ser solicitado pelo Presidente a auditar as contas da Sociedade por qualquer período dentro de seu mandato em qualquer data e apresentar um relatório ao Conselho.

10.3 O exercício financeiro será de 1º de junho a 31 de maio.

VISITANTES E CONVIDADOS

11.1 Visitantes e convidados podem ser admitidos nas instalações da Sociedade, mas não serão admitidos nos privilégios da Sociedade. Todos os visitantes e convidados devem respeitar as regras e regulamentos da Sociedade.

PROIBIÇÕES

12.1 O jogo de qualquer tipo, excluindo a promoção ou realização de uma loteria privada que tenha sido permitida pela Lei de Loterias Privadas Cap 250, é proibido nas instalações da Sociedade. É proibida a introdução de materiais para jogos de azar ou uso de drogas e de mau caráter nas instalações.

12.2 Os fundos da Sociedade não serão usados para pagar as multas dos Membros que tenham sido condenados em tribunal.

12.3 A Sociedade não se envolverá em nenhuma atividade sindical conforme definido em qualquer lei escrita relativa a sindicatos no momento em vigor em Cingapura.

12.4 A Sociedade não deve se envolver em qualquer atividade política ou permitir que seus fundos e/ou instalações sejam usados para fins políticos.

12.5 A Sociedade não realizará nenhuma loteria, restrita a seus Sócios ou não, em nome da Sociedade ou de seus titulares de cargos, Diretoria ou Sócios, a menos que com a aprovação prévia das autoridades competentes.

12.6 A Sociedade não deve levantar fundos do público para quaisquer fins sem a aprovação prévia por escrito do Diretor Assistente de Operações, Divisão de Licenciamento, Força Policial de Cingapura e outras autoridades relevantes, quando necessário.

ALTERAÇÕES À CONSTITUIÇÃO

13.1 A Sociedade não alterará sua Constituição sem a aprovação prévia por escrito do Registrador de Sociedades. Nenhuma alteração ou adição/exclusão a esta Constituição será aprovada, exceto em Assembleia Geral e com o consentimento de dois terços (2/3) dos Membros votantes presentes na Assembleia Geral.

INTERPRETAÇÃO

14.1 No caso de qualquer questão ou assunto referente à administração cotidiana que não esteja expressamente previsto nesta Constituição, o Conselho terá o poder de usar seu próprio critério. A decisão do Conselho será final, a menos que seja
revertida em uma Assembleia Geral de Sócios.

DISPUTAS

15.1 No caso de qualquer disputa entre os Sócios, eles tentarão resolver o assunto em uma Assembleia Geral Ordinária ou uma Assembleia Geral Extraordinária de acordo com esta Constituição. Caso os Membros não resolvam a questão, eles podem levar a questão a um tribunal para solução.

DISSOLUÇÃO

16.1 A Sociedade não será dissolvida, exceto com o consentimento de pelo menos três quintos (3/5) do total de membros votantes da Sociedade no momento residente em Cingapura, expresso, pessoalmente ou por procuração, em um Assembleia Geral convocada para o efeito.

16.2 No caso de a Sociedade ser dissolvida conforme previsto acima, todas as dívidas e responsabilidades legalmente incorridas em nome da Sociedade serão totalmente quitadas, e os fundos restantes serão descartados da maneira que a Assembleia Geral de Sócios determinar ou doar para uma instituição de caridade ou instituições de caridade aprovadas em Cingapura.

16.3 Um Certificado de Dissolução deve ser entregue no prazo de sete (7) dias após a dissolução ao Registrador de Sociedades.

Precisa de mais detalhes? Contate-Nos

Estamos aqui para ajudar. Entre em contato conosco por e-mail ou através de nossas redes sociais.